QUAL A DIFERENÇA ENTRE ÓLEOS ESSENCIAIS E ESSÊNCIAS?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ÓLEOS ESSENCIAIS E ESSÊNCIAS?

Aí está uma dúvida recorrente por onde passo: qual é a diferença entre óleo essencial e essência? Tentarei explicar de uma maneira bem didática, vamos lá!

A essência é um composto sintético utilizado para “dar cheiro” a cosméticos, produtos de limpeza e aromatizadores, entre outros produtos. Não possui qualquer ação terapêutica. Apenas perfuma.

Já o óleo essencial é uma substância natural e bem pura extraída de flores, folhas, raízes e caules. Ele, sim, tem ação terapêutica quando absorvido pela pele ou inalado. O uso dos óleos essenciais para promover saúde, beleza e bem-estar é o princípio da Aromaterapia. Os óleos essenciais são uma solução natural para problemas físicos, psíquicos e emocionais.

Diferente da essência, o óleo essencial oferece diversos benefícios, especialmente pelo seu concentrado de nutrientes extraído das folhas, frutas, troncos, sementes, entre outras matérias-primas.  

Além disso, esse produto pode ser usado para a produção de velas, aromatizantes, perfumes e sabonetes. Também serve para tratamentos contra diversos problemas, como: 

  • Insônia; 
  • Estresse; 
  • Depressão; 
  • Ansiedade. 

Como identificar o óleo essencial e essência 

Identificar o óleo essencial e a essência é uma tarefa bastante simples. Normalmente, basta ler o rótulo, pois nas embalagens dos óleos é possível encontrar as seguintes informações: 

Nome científico 

Na embalagem do produto, logo abaixo do nome comercial do óleo, tem o seu nome científico ou botânico. No caso dos óleos essenciais de lavanda, por exemplo, o rótulo deve exibir o nome popular ou científico da planta: Lavandula Officinalis. 

Composição 

Para saber se o produto é um óleo essencial, no rótulo deve estar o nome científico da planta, a indicação da parte utilizada e por fim o termo “oil”. Geralmente, esses dois últimos termos estão em inglês. Veja um exemplo abaixo: 

  • Nome científico: Lavandula Officinalis
  • Composição: Lavandula Officinalis Flower Oil

Por outro lado, se você encontrar na composição o termo Lavandula Officinalis Flower Oil e Mineral Oil, o produto é classificado como essência. Pois, por ser extremamente diluído e conter derivdos de petróleo, ele não é eficaz para ser utilizado como ferramenta terapêutica.